domingo, 18 de março de 2012

Vaso Restaurado




 

A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. 
Jeremias 18:1-6
Se necessário o Senhor te quebra e refaz, o importante é a continuidade de sua obra e o propósito que tem contigo.
Veja como nasce um verdadeiro vaso, ninguém pode negar que há um único oleiro com o domínio da verdadeira técnica para fazer um vaso, mas não é um vaso qualquer, e sim um vaso resistente que suporte as provações da vida.
Para que nasça um verdadeiro vaso novo, precisamos levar em consideração algumas atitudes tomadas pelo oleiro.
PRIMEIRO, Ele faz a SEPARAÇÃO DO BARRO, porque existem diversos tipos de barro, alguns mais resistentes e outros menos, alguns mais claros e outros mais escuros alguns com mais liga e outro sem ou outros com menos liga, por isso o verdadeiro oleiro deve ir ao local onde se encontra o barro, que é o lamaçal, no meio do mato longe de tudo e do convívio social, bem dentro do lodo, e o cheiro não é nada agradável também e só o verdadeiro oleiro tem a capacidade para ver em um monte de barro, no meio do lodo.
O verdadeiro oleiro Deus, saiu a procura de um bom barro para um vaso e no fundo do lamaçal, ele encontrou um barro feio, sem cor e mal cheiros, que poderia ser eu ou você.
Não importa de que lamaçal você veio o importante é que o Senhor te separou, e com olhos de oleiro viu algo em seu coração que o atraiu e lhe fez te retirar de um monte de lama e imaginar o lindo vaso que você daria. Alegre seu coração e jubile de emoção, pois Ele te escolheu e ninguém pode negar isso e não se esqueça de que todo vaso já foi barro.
O SEGUNDO PASSO É O AMASSAMENTO DO BARRO, após a escolha do barro o oleiro fará com que ele passe por alguns processos indispensáveis, para que chegue a ser um bom vaso, porque a história de que “vaso ruim não quebra “ é pura invenção, porque quem não quebra é o vaso bom.
Quando o barro sai do lodo traz consigo algumas impurezas, sujeiras, que devem ser retiradas e é através do amassamento que o oleiro tira estas impurezas, muitas pessoas caem na sarjeta, por não deixar o oleiro lhe amassar e retirar toda a sujeira, porque este processo de amassar dói muito, não é fácil, mas é necessário, para retirada de impurezas, como ódio, rancores, vaidades, orgulhos, lascívia, vícios, etc.
Deus quer colocar as mãos em você, permita, e verá que em sua vida ainda há coisas para ser retiradas e para que sua comunhão com Deus seja real e ele deposite em você a confiança de que dará um bom vaso.
O TERCEIRO PASSO É O MOLDE DO BARRO, o oleiro começa a moldar o barro. Coloca na roda e começa a girar a roda, e com suas mãos vai apertando e moldando e o barro começa a ter forma.
Este também é um processo dolorido, pois tudo parece girar em nossas vidas, ficamos confusos, tudo gira e algumas duvidas começam a surgir, mas ser evangélico não e fácil.
O Oleiro começa de dentro para fora, e com sua suas mãos vai dando forma por dentro, a bíblia diz que “a boca fala do que o coração esta cheio”, é por isso que Ele começa apertando e apertando, tirando o resto das deformidades e no mesmo momento em que molda por dentro molda por fora, esse processo também é doloroso, onde o vaso adquire sua forma e aos olhos do oleiro esta quase pronto. As vezes achamos que estamos prontos, mas o oleiro nos lembra do ultimo processo.
O ÚLTIMO PROCESSO É A FORNALHA DE FOGO, é o processo do fogo. Agora o oleiro com cuidado prepara a fornalha de fogo, coloca o vaso dentro da fornalha e fecha o forno deixando o vaso lá dentro por cerca de vinte e quatro horas.
O fogo tira o mau cheiro e o calor fecha o processo de purificação, assim como se faz com o ouro, pois sabemos que quanto mais o ouro fica no fogo maior é o que chamamos de “quilate”.
O fogo que precisamos passar não é a provação, as lutas, as dificuldades como muitos pensam, mas a bíblia diz que quando os três jovens foram jogados no fogo, eles passeavam, então não tenha medo.
Devemos nos deixar levar pelo fogo do Espírito Santo, este é o fogo que todo crente tem que ter em sua vida. Hoje vemos falar de o culto foi fogo puro, a pastor é fogo puro, mas o verdadeiro fogo do oleiro não se passa ou se acaba, é duradouro e desejado, pois o fogo do oleiro nos prepara para tudo.
Depois de deixar o vaso pelo tempo certo dentro da fornalha, o oleiro volta e retira o vaso da fornalha, e agora ele vê que o vaso está resistente e já não tem mais aquele mau cheiro, e muito menos possui impurezas. Agora o oleiro olha para sua obra prima e fica contente, pois o vaso passou por todos os processos e venceu e verdadeiramente é um vaso novo. Assim se nasce um vaso.
Muitos queremos ter cargos dentro da igreja, queremos estar nos púlpitos, desejamos algo em nossas vidas, mas não queremos passar pelos processos que nos levarão a ser alguém preparado para realizar a tarefa, pois sem passar pelos processos de nascimento de um vaso, você nunca estará apto para fazer coisa alguma na casa do oleiro.
Deixe o oleiro te pegar, te tocar, te levar ao fogo e verás como é maravilhosa a vida de um vaso que servirá para honra, e não pra desonra. Talvez agora possamos entender por que muitos caem durante a vida.

Que processo difícil, dolorido e triste!
Fontes:
Sagradas Escrituras
Projeto Restaurando Vasos
Presbítero Antônio Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário