segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

12 de dezembro – Dia do Discipulador



"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai,e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos".

Mateus 28.19, 20

No dia 12 de dezembro é comemorado em todo o Brasil nas igrejas que trabalham com Grupos de Crescimento, grupos familiares ou células, o Dia do Discipulador.

Então, pelo menos neste dia honre o seu discipulador, o seu pastor, que cuida para que você cresça comendo do pão que ele amassa nos joelhos durante todas as madrugadas de cada semana. Pelo menos libere palavras de bênçãos sobre a vida deles.

Jesus discipulava com maestria, ensinando sobre a honra em João 12:26, “Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.” e Ele enfatizou que cada um deve ter um coração disposto ao serviço. E Ele liberou uma palavra profética que Deus honraria todo aquele com esta aptidão de servir.

Finalizando seu ministério e próximo ao sacrifício, tendo em mente o preparo dos homens que haveriam de dar sequência e expandir seus ensinamentos além das fronteiras da Palestina, Jesus diz “ Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:8, Jesus lhes dá uma determinação especifica: “Ide, fazei discípulos de todas as nações”.

Por que Jesus ordenou àqueles a quem caberia a liderança de sua igreja recém-nascida a ordem de fazer (construir) discípulos (seguidores, aprendizes ou alunos) e ensiná-los a praticar as mesmas e todas as coisas que haviam dele aprendido?

Ao considerar a expressão de Jesus “as coisas que eu vos tenho mandado”, somos forçosamente transportados para sua vida, Seus valores e os exemplos do seu dia-a-dia, quer caminhando com seus seguidores ou com as multidões, com os religiosos daqueles dias e mesmo com publicanos e pecadores, ou com as autoridades do povo e o poder público de Roma. Ao chamar seus primeiros seguidores, ao confrontar publicamente idéias preconcebidas e apresentar novos ensinamentos e mandamentos, seu comportamento diante dos sofredores, dos humilhados, dos pecadores ou com os poderosos de Seu tempo. Em casa, na casa dos amigos, no Templo de Jerusalém e nas sinagogas. Quando admirado ou escandalizado, em publico ou a sós. Enfim, muitas seriam as situações e condições que poderíamos relatar.

A todos os discipuladores, parabéns pelo seu dia. Ao meu discipulador Maior, obrigado por me fazer um discípulo atrelado aos santos princípios da Palavra. Aos meus discipuladores Bispos e futuros Apóstolos José Luiz F. da Silva e Lúcia Helena C. da Silva, obrigada pela paciência e tolerância com meu aprendizado e minha falta de tempo, e agradeço muito mais a Deus por ter vocês não só como discipuladores, mas por amigos que são.

Espero que a homenagem não seja tardia e que Deus abençoe vocês com muito mais sabedoria e paciência para lidar com a grande multidão de discipulos enviados por Deus para seus cuidados, agora como apóstolos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário