sexta-feira, 27 de abril de 2012

Como combater a depressão? Doença do século XXI!


Texto Bíblico I Reis 19: 1-21.
A depressão é uma doença real
A depressão é uma doença psicológica real que precisa ser tratada como qualquer outra. Muitos dizem que é “frescura”, “preguiça” ou uma questão de dar um passo em direção a Jesus. E não é bem assim, e disso eu entendo muito bem, infelizmente.
A depressão atinge o físico, o emocional e o espiritual
            Elias estava esgotado, decepcionado, e com medo do futuro. Depois de intensas atividades, desgastou-se; desejou e pediu para morrer, como relata o texto em I Reis 19:1-4.
            Como me sinto hoje, além da insegurança por conta de um relacionamento desgastado e a suspeita de graves problemas de saúde.
Os “crentes” evangélicos também sofrem com esta doença

Elias havia sido um tremendo instrumento de Deus; todavia, foi acometido  por uma profunda depressão. Deus vê a depressão como doença e nos dá exemplo divino para curar a depressão.
Segue os exemplos deixados por Deus de como cuidar de uma pessoa depressiva:
De acordo com I Reis 19: 5-8, primeiro Deus trata o aspecto físico da pessoa depressiva:
·          Com alimentação correta: O depressivo precisa comer pãp integral, arroz integral, granola, grãos e castanhas em abundância.
·          Água: O depressivo necessita beber de seis a oito copos de água por dia (hidroterapia).
·          Descanso: O descanso (sonoterapia) precisa ser diário, oito horas de sono.
·         Exercício físico: O anjo de Deus pediu que Elias caminhasse. Os especialistas confirmam que o melhor exercício é a caminhada.
De acordo com I Reis 19: 9-10;13-14, Deus trata o aspecto psicológico do depressivo:
·         O aspecto psicológico é tratado como uma continuação do tratamento acima.
·          Deus induz o depressivo a uma reflexão sobre a vida, assim como fez com Elias quando perguntou: “O que fazes aqui?” E aguarda a resposta falada como numa psicoterapia.
·        *Deus sabe que o depressivo precisa falar e sentir-se útil; ou perceber que não é hora de entregar os pontos, pendurar a chuteira, ou desejar a morte.
De acordo com I Reis 19: 11-12; 15-21, Deus trata o aspecto espiritual de quem tem depressão:
  •  O depressivo precisa compreender corretamente quem é Deus:

·        Deus não é um grande e forte vento como uma energia.
·        Deus não é um poder destruidor como um terremoto.
·        Deus não é vingativo e carrasco como um fogo de ira.
·         Deus é paciente e misericordioso como uma voz calma e suave.
O depressivo precisa aceitar desafios importantes dados por Deus e deve submeter-se inteiramente a Deus, quando Ele diz: “Vai” – O imperativo de Deus requer uma reação.
Deus cura quando o depressivo toma uma atitude – “Partiu Elias dali.”
Conclusão
Atualmente a depressão é tratada de forma incorreta pelos profissionais, por isso não há cura completamente.
Os médicos tratam apenas o aspecto físico, ainda com medicamentos fortes e químicos.
Os psicólogos tratam apenas o aspecto emocional; os psiquiatras tentam tratar os aspectos físicos e emocionais, porém esquecem o espiritual.
Os pastores modernos e lideres espiritual tratam apenas os aspectos espirituais, creem que o depressivo tem demônios e precisam expulsá-los.
Atualmente a depressão está aumentando muito devido ao crescente número de atividades, assim há um esgotamento físico, emocional e espiritual como aconteceu com Elias. Deus conhece a doença e sabe como tratá-la. Adote todos os passos e verás o poder da cura!
Aprendemos com Deus que a depressão precisa ser tratada de forma correta, completa e passo por passo; iniciando pelo aspecto físico, passando pelo aspecto emocional e concluindo no aspecto espiritual.
Então pastor, você que diz para sua “ovelha” ou “discípulo” depressivo, você precisa sair desta caverna, basta dar o primeiro passo, ou ainda que “crente” não fica depressivo porque tem Jesus.  Eu quero te dizer que não é assim que funciona, como se acendesse ou apagasse uma luz, o depressivo quer, mas não tem forças, se Deus reconhece a depressão como doença, você não vê porque não quer, não é? Ou porque falta conhecimento sobre o assunto, então você prega o que não vive e o que desconhece.
Pesquisa feita no blog Portal Bíblico,texto  postado pelo pastor Heber Toth Armí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário