sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Aluna do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, recebe prêmio internacional de pintura!

Educação

http://www.engenheiropedreira.com.br/noticia/542-Aluna_do_Colégio_Estadual_Almirante_Tamandaré,_recebe_prêmio_internacional_de_pintura.html

Postado em: 29/12/2011 às 16h50

Aluna do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, recebe prêmio internacional de pintura

Estudante de Japeri teve sua pintura escolhida entre as 50 melhores do mundo

Aluna do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, localizado em Japeri, Monique Guimarães, recebeu nesta quarta-feira (28/11), do cônsul honorário da República Tcheca, Freddy Sobotka, o Prêmio Internacional de Pintura Infanto-Juvenil Memorial Lídice. A solenidade aconteceu no shopping CassinoAtlântico, em Copacabana, Zona Sul do Rio.

Nesta 39ª edição, o tema do concurso foi: Aqui eu moro, aqui eu vivo. Por conta disto, a estudante do 9° ano do Ensino Fundamental pintou em um quadro as imagens do município de Japeri, Cristo Redentor e do Pão de Açúcar.
- Sinceramente eu achei que não fosse ganhar, pois tinham muitas pessoas nadisputa. Estou muito feliz por ter recebido este prêmio. Por isto, eu o dedico a Deus, aos meus familiares e à minha professora. Na verdade, eu sou profissional mesmo em pintar flores e paisagens – comemorou.
Sinceramente eu achei que não fosse ganhar, pois tinham muitas pessoas nadisputa. Estou muito feliz por ter recebido este prêmio. Por isto, eu o dedico a Deus, aos meus familiares e à minha professora. Na verdade, eu sou profissional mesmo em pintar flores e paisagens – comemorou.
A jovem de 15 anos de idade teve sua pintura escolhida entre as 50 melhores do mundo. Neste ano, foram inscritos no concurso 27 mil trabalhos. Anualmente, o museu Memorial Lídiceprepara um catálogo com as pinturas.

- Este nosso trabalho é muito importante, pois ele atravessa fronteiras. Além disto, os meus alunos têm que saber que há um mundo lá fora que também pertence a eles. Isto faz com que entendam que a escola é a mola precursora da educação. Participamos sempre de todos os concursos que podemos – contou a professora de Artes, Peter Cohen.

O nome de Monique e sua obra serão impressos no catálogo de 2011. Os melhores quadros serão expostos em diferentes cidades do mundo. A primeira exposição será em Praga, na RepúblicaTcheca.
Para o cônsul honorário, é uma grande honra para o país europeu premiar jovens artistas.
-Uma vez por ano realizamos uma solenidade como esta. Este acontecimento éimportante para o mundo lembrar que a cidade de Lídice foi totalmente reerguidamuito tempo após ter sido destruída pelo nazismo durante a Segunda Guerra Mundial – finalizou.


O prefeito da cidade de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, e o vice-prefeito da cidade, Cléber Joaquim, participaram da homenagem. Amigos, professores e familiares também prestigiaram a jovem. Um certificado foi entregue pelo cônsul honorário da República Tcheca, Freddy Sobotka. “Todo ano fazemos esta cerimônia, no mundo inteiro. É uma felicidade entregar a uma brasileira”, destacou Sobotka.

Para o prefeito Timor é importante investir em cultura. “As pessoas precisam ter oportunidade para mostrar seus talentos. É muito importante investir na cultura. Por isso, em 2012 teremos muitas novidades nesta área, são muitos os projetos e iniciativas que vamos anunciar”, destacou Timor.

“Japeri é uma cidade abençoada, que amo muito. Este prêmio é uma ótima oportunidade para dar destaque aos talentos da cidade. E são muitos”, garantiu Peter Jeancohen, a professora de Educação Artística do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, onde Monique estuda. “Meu projeto começou de forma bem simples, mas com apoio da diretora e interesse dos alunos agora já podemos explorar melhor a arte e ensinar a mais crianças”, acrescentou Peter.

Todo ano o museu Memorial Lidice prepara um catálogo com as pinturas. O nome de Monique e sua obra serão impressos no catálogo de 2011. Os melhores quadros serão expostos em diferentes cidades do mundo. A primeira exposição será em Praga, na Itália. “Não esperava que o resultado fosse tão bom. Usei as belezas que têm perto da minha casa e também pontos turísticos do Rio para fazer meu quadro”, comentou Monique.

No início de 2012 Monique será homenageada na cidade de Japeri.









Nenhum comentário:

Postar um comentário