sexta-feira, 26 de abril de 2013

Unção com óleo


O uso dos óleos de unção é uma tradição bíblica desde o tempo dos profetas. A unção é a consagração do ungido a Deus, tudo o que se deseja entregar a Ele, seja um novo convertido, um bem adquirido, tudo aquilo que o cristão acredita que é do Senhor ou provém do Seu poder. A unção com óleo pode ser feita em pessoas, templos, bens materiais, e em tudo aquilo que se deseja santificar, curar ou proteger. 
A primeira vez que a unção com o óleo aparece na bíblia é de uma ordem de Deus a Moisés para a consagração do templo e de tudo o que havia nele e unção de Arão para o exercício do sacerdócio:
Tu, pois, toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, e de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinquenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e cinquenta siclos,
E de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him.
E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção.
Êxodo 30:23-25
Segundo a interpretação de versículos bíblicos, a unção com o azeite é também para trazer alegria, felicidade para aquele que crê na Palavra do Senhor e anda por Seus caminhos sem desanimar:
A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.
Isaías 61:3

No Novo Testamento, o óleo aparece logo no nascimento do menino Jesus, quando ele recebe a mirra de um dos magos, um ingrediente do santo óleo:
E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
Mateus 2:11

A unção com o azeite é administrada em doentes aliada ao poder da oração. A fé é o que salva, esse foi um dos ensinamentos de Jesus. O óleo consagrado com a oração dos que creem promove a cura pelo poder de Deus:
Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
Tiago 5:14-15
Seguindo o que o mestre os ensinou, os apóstolos saíram para pregar a Palavra de Cristo, continuando a obra de Jesus, com o Espirito Santo enviado por Deus aos homens, consagrando o óleo para realizar essas obras.
E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam.
Marcos 6:13

É importante perceber que a unção com o óleo depende mais do que o azeite em si. A unção vem do Espírito Santo. Para receber a unção do Espírito Santo o primeiro passo é a oração, porém não basta só a oração, quem unge e quem recebe a unção tem que acreditar, conforme pregou Jesus Cristo.
O óleo é uma forma de conduzir a unção do Espírito Santo até o objeto ou pessoa consagrada.
Os óleos de unção da Terra Santa
O azeite de oliva de Israel é conhecido como um dos melhores do mundo. As azeitonas dos montes da Terra Santa são consideradas de muito boa qualidade e ao óleo é atribuído o melhor sabor.
Espiritualmente, esse azeite tem um grande significado. Ele provém da Terra Prometida, o local onde Deus orientou a unção com óleo e onde viveram os grandes ungidos do Senhor. 

O azeite da Terra Prometida onde Jesus pisou pode ser adquirido e consagrado. Com a Terra Santa Viagens os roteiros permitem ao passageiro passar por locais onde se encontram óleos sagrados dos mais diversificados para a unção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário