A Bíblia Sagrada, quando
trata a respeito da reconstrução dos muros de Jerusalém, no Antigo Testamento
no livro de Neemias, menciona as doze portas da cidade com os seus primitivos
nomes:
1 – Porta do Gado
2 – Porta do Peixe (Porta de Damasco)
3 – Porta Velha (Porta de Jafa)
4 – Porta do Vale
5 – Porta do Monturo
6 – Porta da Fonte
7 – Porta do Cárcere
8 – Porta das Águas
9 – Porta dos Cavalos
10 – Porta Oriental
11 – Porta de Mifcade (da Atribuição)
12 – Porta de Efraim
O que temos em mente, neste estudo, é comentar sobre os símbolos das portas de Jerusalém dos dias distantes de Neemias.
2 – Porta do Peixe (Porta de Damasco)
3 – Porta Velha (Porta de Jafa)
4 – Porta do Vale
5 – Porta do Monturo
6 – Porta da Fonte
7 – Porta do Cárcere
8 – Porta das Águas
9 – Porta dos Cavalos
10 – Porta Oriental
11 – Porta de Mifcade (da Atribuição)
12 – Porta de Efraim
O que temos em mente, neste estudo, é comentar sobre os símbolos das portas de Jerusalém dos dias distantes de Neemias.
NOMES, SÍMBOLOS E PROPÓSITOS ESPIRITUAIS
1) A Porta do Gado (Ne 3.1)
“E levantou-se Eliasibe, o
sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes e edificaram a porta do gado,
a qual a consagraram...”.
A porta do gado simbolizava
consagração, mais tarde recebeu o nome de porta das ovelhas. Ficava nas
proximidades do Templo; e do tanque de Betesda.
Sob o ponto de vista espiritual era a porta mais importante, pois de nenhuma outra a Bíblia diz que foi consagrada, somente esta!
Sob o ponto de vista espiritual era a porta mais importante, pois de nenhuma outra a Bíblia diz que foi consagrada, somente esta!
É a porta de encontro com o
Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! (Jo 10.7,9).
2) A Porta dos Peixes (Ne 3.3)
“E a porta do peixe
edificaram os filhos de Senaa, a qual emadeiraram, e levantaram as suas portas
com as suas fechaduras e os seus ferrolhos”.
É a porta dos pescadores, porta da dedicação profética; fala-nos de crescimento, reprodução.
Lembra-nos dos pescadores do mar da Galiléia chamados por Deus para serem seus discípulos, tornando-se então, pescadores de homens (Mt 4.18-22).
3) A Porta Velha (Ne 3.6)
É a porta dos pescadores, porta da dedicação profética; fala-nos de crescimento, reprodução.
Lembra-nos dos pescadores do mar da Galiléia chamados por Deus para serem seus discípulos, tornando-se então, pescadores de homens (Mt 4.18-22).
3) A Porta Velha (Ne 3.6)
“E a porta velha,
repararam-na, Jeoiada, filho de Paséia; e Mesulão, filho de Besodéias; estes a
emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus
ferrolhos”.
A porta velha simbolizava a
tradição e a história falada dos hebreus, o tesouro antigo, acerca das gerações
de sua origem.
No sentido espiritual, de
modo figurado, indica-nos hoje, a necessidade do desapego e libertação do
passado (2ªCo 5.17).
4) A Porta do Vale (Ne 2.14)
“E de noite saí pela porta do
vale, para a banda da fonte do dragão, e para a porta do monturo, e contemplei
os muros de Jerusalém”.
5) A Porta do Monturo (Ne 3.13)
“A porta do vale reparou-a
Hanum e os moradores de Zanda; estes a edificaram, e lhes levantaram as portas
com as suas fechaduras e os seus ferrolhos. E a porta do monturo, reparou-a
Malquias, filho de Recabe, maioral do distrito de Bete-Haquerém...”.
A porta do vale era por onde passavam os esgotos, as águas que se projetavam no vale do Cedrom (Tg 4.8).
A porta do vale era por onde passavam os esgotos, as águas que se projetavam no vale do Cedrom (Tg 4.8).
6) A Porta da Fonte (Ne 3.15)
“E a porta da fonte reparou-a
Salum, filho de Col-Hozé, maioral do distrito de Mizpa...”.
A porta da fonte simbolizava a bênção divina constante a brotar na nascente. Essa porta ficava ao sul de Jerusalém perto da fonte de Siloé, onde o cego de nascença foi curado por Jesus! (Jo 9.10,11).
A porta da fonte simbolizava a bênção divina constante a brotar na nascente. Essa porta ficava ao sul de Jerusalém perto da fonte de Siloé, onde o cego de nascença foi curado por Jesus! (Jo 9.10,11).
Espiritualmente simbolizava a
realidade dos milagres dos evangelhos profetizados por Isaías (Is 61.1 – Lc
4.18,19) e realizados por Jesus; poder este delegado para a igreja para a
dispensação da graça (Lc 10.19).
7) A Porta do Pátio do Cárcere (Ne 3.25)
“Palal, filho de Uzai,
reparou defronte da esquina e a torre que sai da casa real superior, que está
junto ao pátio da prisão”.
Neste pátio o profeta
Jeremias esteve preso (Jr 32.2). Espiritualmente simboliza “as cadeias” ou
“prisões” que imobiliza o pecador, ou até mesmo o crente que se descuida da
vigilância (Jo 8.32,36). As prisões podem ser quebradas pelo pode de Deus (At
16.26).
8) A Porta das Águas (Ne 3.26)
“Ora os netinins habitavam em
Ofel, até defronte da porta das águas, para o oriente, e até a torre alta”.
Esta porta proporcionava
suprimento de água para a cidade.
Espiritualmente, esta porta simboliza as águas da Palavra de Deus e do Espírito Santo que devem regar continuamente o arraial dos santos, a igreja do Senhor (Sl 63.1).
Espiritualmente, esta porta simboliza as águas da Palavra de Deus e do Espírito Santo que devem regar continuamente o arraial dos santos, a igreja do Senhor (Sl 63.1).
9) A Porta dos Cavalos (Ne 3.28)
“Desde a porta dos cavalos
repararam os sacerdotes, cada um defronte da sua casa”.
Naqueles dias, os cavalos eram peças essenciais nas guerras, sem os quais os carros não poderiam andar. Os cavalos simbolizavam as guerras, as batalhas, as lutas, enfim, as conquistas dos povos!
Naqueles dias, os cavalos eram peças essenciais nas guerras, sem os quais os carros não poderiam andar. Os cavalos simbolizavam as guerras, as batalhas, as lutas, enfim, as conquistas dos povos!
Espiritualmente, traz-nos à
lembrança o imensurável amor de Deus que deu o seu unigênito Filho para levar
sobre si as nossas cargas de pecado, de doenças, de possessões (Jo 3.16 e Is
53.4).
10) A Porta Oriental (Ne 3.29)
“...E depois dele reparou
Semaías, filho de Secanias, guarda da porta oriental”.
Acredita-se que esta é a porta pela qual Jesus entrou em Jerusalém, e que hoje se encontra lacrada! Espera-se que o Messias entre por ela em sua segunda vinda.
Ez 44.2 – “E disse-me o Senhor: Esta porta estará fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso estará fechada”.
Na simbologia espiritual esta porta representa a volta de Jesus; o eminente arrebatamento dos salvos! Esta porta deve estar aberta na vida da igreja, cuja oração deve ser: Ap 22.20 – “Aquele que testifica estas coisas diz: certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus”. Ver ainda 1ªTs 5.23.
11) A Porta de Mifcade [Atribuição] (Ne 3.31)
Acredita-se que esta é a porta pela qual Jesus entrou em Jerusalém, e que hoje se encontra lacrada! Espera-se que o Messias entre por ela em sua segunda vinda.
Ez 44.2 – “E disse-me o Senhor: Esta porta estará fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso estará fechada”.
Na simbologia espiritual esta porta representa a volta de Jesus; o eminente arrebatamento dos salvos! Esta porta deve estar aberta na vida da igreja, cuja oração deve ser: Ap 22.20 – “Aquele que testifica estas coisas diz: certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus”. Ver ainda 1ªTs 5.23.
11) A Porta de Mifcade [Atribuição] (Ne 3.31)
“Depois dele reparou Malquias,
filho dum ourives, até à casa dos netinins e mercadores, defronte da porta de
Mifcade, e até a câmara do canto”.
A porta da atribuição, no aspecto espiritual, nos fala da “comissão divina” da definição de atribuições ao seu povo!
A porta da atribuição, no aspecto espiritual, nos fala da “comissão divina” da definição de atribuições ao seu povo!
A grande comissão do Senhor
Jesus para seus discípulos nós encontramos nos Evangelhos (Mt 28.18-20).
12) A Porta de Efraim (Ne 8.16)
“Saiu, pois, o povo, e de
tudo trouxeram, e fizeram para si cabanas, cada um no seu terraço, e nos seus
pátios, e nos átrios da casa de Deus, e na praça da porta das águas, e na praça
da porta de Efraim”.
Efraim significa “fruto
dobrado”.
Porção dobrada da herança era
um direito de primogenitura (Hb 12.12).
CONCLUSÃO
Como se vê, apesar de quase
desconhecidos pela maioria daqueles que possuem um exemplar da Bíblia, o livro
de Deus registra esses nomes focalizados; nomes esquecidos, mas nomes
históricos, reais, simbólicos, mas ricos em tradição.
As doze portas monumentais da Jerusalém celestial, da nova Jerusalém, não têm um significado de defesa, já que a paz é absoluta e as portas permanecerão sempre abertas, pois sua finalidade é exaltar a magnificência da imagem da cidade eterna!
As doze portas monumentais da Jerusalém celestial, da nova Jerusalém, não têm um significado de defesa, já que a paz é absoluta e as portas permanecerão sempre abertas, pois sua finalidade é exaltar a magnificência da imagem da cidade eterna!
Fontes: Sagradas Escrituras
Apostolo José Luis Filgueiras
Pastor José Valente
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